top of page

Cultura: Pombal

Aqui encontra parte da cultura da região de Pombal.

LOCAIS DE INTERESSE: ADAC

 Associação Desportiva e Ação Cultural da Charneca fundada a 18 de Janeiro de 1975 e conta com aproximadamente 520 associados.

 

A associação dedica-se a prática de várias modalidades: judo (Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores), damas, xadrez, setas, ténis de mesa, e snooker. Mas é, sobretudo, popular por ser local de eventos, vários concertos e por ajudar à divulgação de bandas locais. Temos como exemplos, os Than a Thousand, os My Cubic Emotion, ou os Bizarra Locomotiva, entre outros nomes.

 

Para além disso é, todos os dias, local de encontro e convívio no bar da própria associação.
A associação recebe todo o tipo de espetáculos, sempre de portas abertas à novidade e ao experimentalismo, sem preconceitos.

 

Bandas locais:

 THE YEAR
ARAPONGA

The year é uma das bandas de hardcore mais conhecidas de Pombal, formada em 2012. A banda é composta Johnny Disorder  (vocais), Rudwolf (guitarra), Kitz Afonso  (drums), BP (bass), Phil (guitarra).

O seu álbum de estreia recebeu críticas positivas de toda a Europa. Possui 11 faixas que são um “perfeito equilíbrio entre o caos e harmonia”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Wb4GuW40Oaw
https://www.youtube.com/watch?v=v-ipWIh9ISA

A banda “mais brasileira de Portugal” formada há dois anos é constituída por Rodolfo Jaca e Hugo Poiares.

A sua primeira música, intitulada de “Vestibular”, foi quem deu origem a banda. Os rapazes, que já tinham integrado outras bandas nascidas e criadas em Pombal, como os internacionais My Cubic Emotion, aventuravam-se agora no punk pop.

Feita a letra, criada a musica, tocado o tema, estavam, então, os Araponga prontos a afirmarem-se na música.
Lançado o videoclip mais famoso da banda, seguiu-se um álbum, e, consecutivamente, concertos na ADAC e outros palcos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=8ag9QYGnoBc
https://www.youtube.com/watch?v=KBHQLV19bFo  

Lendas:

Como surgiu o nome "Pombal"?

 

Aqui habitava um senhor mouro de nome Al.Pal.Omar (de onde derivaria o nome de Pombal). Vivia no alto do morro do castelo, onde tinha o seu palácio subterrâneo.

 

Jovem e encantador, a sua predilecção era seduzir as donzelas para a sua mansão, aumento o harém. Os templários irão vencê-lo e liquidá-lo, sob a invocação de S.Miguel. Implantaram em seguida o castelo sobre o seu palácio e dedicaram-no aquele santo.

 

Porém, outra lenda refere-se a um rei veraneante por estas paragens que, descortinando um grande número de pombas sobrevoando o morro do castelo, terá exclamado: - “Formoso Pombal”. Por quem e quando isto foi dito é desconhecido, mas é inegável que na documentação medieval consultada (caso do foral da Redinha de 1159), Pombal é designado por “terrae Palumbarii”.

Festividades:

A origem das Festas do Bodo

 

Segundo a lenda, uma praga de gafanhotos e lagartas atingiu violentamente os pombalenses. 

 

Esta situação era tão insuportável que obrigou o povo a ir à Igreja Matriz, prometendo à Senhora de Jerusalém uma festa, se esta os livrasse de tão grande calamidade. As súplicas foram ouvidas: na manhã seguinte já o terrível inimigo tinha evacuado os campos e as searas.

 

 D. Maria Fogaça, senhora rica e devota, decide patrocinar inteiramente os festejos. Nessa festa, foram oferecidos ao pároco da vila enormes bolos aos quais chamaram “bodos”.  Pelo seu grande tamanho, ao serem postos no forno, um ficou mal colocado. Um criado, invocando o nome da santa, atreveu-se a entrar rapidamente no forno, consertou-o e saiu ileso. Tal facto correu logo todo o povo, como um novo milagre, e deu origem à festa do Bodo. A partir de então, a festa passou a fazer-se com temerária devoção ao bolo, também alcunhado de “fogaça”.

 

FESTAS DO BODO

 De origem antiga, as tradicionais Festas do Bodo esgotam-se no tempo. Festa do Povo para o Povo, a sua popularidade ainda hoje perdura, com um espírito já diluído no tempo, mas preservando a tradição de serem as festas mais importantes do concelho de Pombal.

 

Atualmente as festas do Bodo realizam-se anualmente, pelo final de Julho, e têm a duração de 5 dias e 5 noites repletos de animação.
Durante os 5 dias, diariamente poderá disfrutar de uma feira popular, atividades desportivas, workshops, entre outras atividades.


Por outro lado, e com uma vertente mais atrativa, poderá disfrutar de uma animação noturna com animação de rua, concertos, e atuações de dj’s, que duram até ao final da noite, isto numa zona que lhe proporciona uma série de bares e locais de descontração e convívio.

 

As festas do Bodo são já emblemáticas pela sua dimensão e todos os anos recebem grandes nomes artísticos. Fazem deslocar-se anualmente um grande número de visitantes tornando estas festas umas das melhores e mais reconhecidas da zona centro. 

 

Also Featured In

    Like what you read? Donate now and help me provide fresh news and analysis for my readers   

Doar com PayPal

© 2023 by "This Just In". Proudly created with Wix.com

bottom of page